Alimento Remoso Deve Ser Evitado?

Quem tem mora na região nordeste sabe exatamente quais são os alimentos ditos como remosos, os mais clássicos são o porco, os enlatados e os frutos do mar. A definição exata o que é alimento remoso está muito bem explicada na Super Interessante, e em resumo são alimentos que podem provocar alergia ou dificuldade de cicatrização ou inflamação em pessoas que precisam passar por cirurgias ou estão com alguma doença.

O motivo de alguns alimentos prejudicarem quem está com a saúde abalada são pelos seguintes motivos:

  1. Excesso de gordura: Gordura em excesso, mas mal pra todo mundo, mas quem está debilitado, ou com funções digestivas prejudicadas, vai atrapalhar a plena recuperação.
  2. Alimentos Ruins: Enlatados e embutidos são um veneno, e com a saúde abalada é pior ainda, evite.
  3. Muito Sal: O sal ajuda a reter líquido o que em geral não é bom para ninguém.

Todos os derivados da carne de porco, frutos do mar, peixes de couro, queijos, chocolates e até algumas frutas como a manga são condenados por ser ditos como alimentos remosos, mas melhor do que acusar alguns alimentos é importante saber quais são os melhores alimentos para quem fez uma cirurgia ou está doente. São eles:

  1. Vitamina C: Frutas ricas em vitamina C como Acerola, caju, goiaba, kiwi, tangerina e laranja são excelente para cicatrizar então use essas frutas de preferência na hora.
  2. Proteínas e alimentos ricos em fibras: Grão, feijões e castanhas são naturalmente ricas em várias vitaminas e minerais, mas também pelas proteínas que ajudam na recuperação da pele.
  3. Ômega 3: Peixes e sementes como linhaça  possuem bastante Ômega 3, que é um bom óleo que nosso organismo precisa pra cicatrizar bem e manter nossa saúde.
  4. Minerais: Castanhas, sementes e cereais são ótimos peles minerais como zinco, ferro e fósforo, magnésio e outros que ajudam para aumentar a imunidade e a renovação celular.
  5. Carnes: Carne vermelha e carne branca, ovos e laticínios com o leite, possuem proteínas e minerais, mas não consuma em excesso.

Procure ter uma alimentação boa, evite industrializados, frituras e alimentos embutidos que devem ser evitados ao máximo com a saúde em dia ou não já que fazem mal para todo mundo.

 

Referência:

Dinâmicas para jovens cristãos

Comentários