Sal e Shoyu faz mal Dicas de como reduzir o Sal

Sal e Shoyu faz mal Dicas de como reduzir o Sal

O sal é um dos maiores vilões da pressão alta e favorece muito a obesidade e o aumento dos riscos de derrame, problemas vasculares e problemas de coração. Meu pai mesmo, colocou 5 stents por causa do excesso de sal, gordura, estresse e sedentarismo, lembrando que cada procedimento desse custa entre 20 e 50 mil reais.
Eu evito comer alimentos com muito sal e na comida eu reduzi muito o consumo, apenas em casos excepcionais acabo exagerando já que na casa de amigos e festas as vezes não percebemos o quanto de sal que estamos consumindo. Mas é possível reduzir o consumo de sal nos alimentos e usar Shoyu de forma mais racional e saudável.

Sal light faz mal?

O sal light têm uma redução em cerca de 50% de cloreto de sódio e comparado com o sal tradicional refinado tradicional e uma maior proporção de cloreto de potássio.

É mais suave e deixa os alimentos menos salgados, mas nem por isso você vai acrescentar o dobro de sal, nesse caso, não adiantaria nada para a redução do cloreto de sódio. Além do mais o sal light é bem mais caro.

Cuidados apenas com o consumo do sal light devido ao potássio, o que pode causar uma sobrecarga nos rins. Idosos e crianças menos de 2 anos não devem consumir.

Veja as dicas

Prepare suas refeições reduzindo gradativamente o sal. Aos poucos você vai percebendo o real sabor dos alimentos, no começo você vai achar um pouco insosso, mas você logo se acostuma com isso.

Não beba refrigerante. Você sabe que faz mal, mas ainda assim, você sabe que a quantidade de sódio é alta propositalmente para que a sensação de refrescância e sede estejam em equilíbrio para que você consuma mais refrigerante. Mas o ponto principal é que o refrigerante estimula o consumo de sal nos alimentos já que o refrigerante disfarça o sal daquela azeitona e você acaba comento e bebendo mais. Não se iluda, seu paladar está sendo enganado e destruído com a mistura de refrigerante e sal.

Use Shoyu light. Sim existe, é mais caro um pouco e dura menos, mas é melhor. Procure usar marcas conhecidas e de qualidade.

Dilua o Shoyu com um pouco de aguá no sushi. Mesmo usando o light, é bom evitar a quantidade de sal, e é até bom já que mais diluído você pode molhar mais o sushi que penetra mais no arroz.

Evite o consumo de embutidos e enlatados que possuem muito sal.

Evite o consumo de cerveja junto com petiscos, já que a cerveja também engana seu paladar e estimula o consumo de alimentos salgados. E nada de borda de sal no copo (conhecido como copo sujo) ou cerveja temperada com sal.

Nosso objetivo não é proibir ou ser radical com seus hábitos alimentares e com sua saúde. Queremos sempre mostrar como se manter saudável e aproveitar os bons momentos da vida sem tanto produto industrializado e artificial. Alimentos não tão saudáveis consumidos esporadicamente não vão te prejudicar instantaneamente, mas lembre-se que esporadicamente não é todo fim de semana.

Envie seu comentário